O desafio proposto pelo cliente, e por nós aceite, foi aumentar o Bem-Estar Organizacional da empresa Metro do Porto.
O Metro do Porto é uma das maiores redes de metropolitano ligeiro da Europa. E provoca impactos muitos positivos na sociedade, e no território, em termos sociais, ambientais e económicos.
A empresa apresentava-se numa fase de grande dinamismo e transformação devido às novas linhas e respetivos projetos. Contudo, a pandemia veio também trazer um conjunto de desafios relativamente à forma de trabalhar, comunicar e de manter um alinhamento e cultura organizacionais robustos.
Neste projeto, trabalhando em estreita colaboração com a THE CHOICE, foi desenvolvida uma iniciativa global de Partilha de Boas Práticas e de Design do Bem Estar Organizacional para a Metro do Porto. Posteriormente, esta iniciativa foi partilhada e implementada com todos os colaboradores da empresa.
Este programa teve 3 eixos fundamentais de trabalho e de consultoria colaborativa. Em formato workshop, com a gestão de topo e decisores da Metro do Porto e respetivo trabalho com todos os colaboradores.
Em primeiro lugar, o mapeamento dos impactos e transformações positivas e desafiantes que os novos projetos mais o contexto da pandemia vieram trazer à forma como a organização, trabalha, comunica, decide e executa.
Em seguida, explorou-se de forma individual e em equipas o que significa Bem-Estar Organizacional para a Metro do Porto, nomeadamente ao nível da Pessoa, das Equipas e da Organização.
Por fim, foi realizado o estado futuro da materialização desse Bem-Estar Organizacional. A base de trabalho foi os eixos da Estratégia e Propósito, Interações, Colaboração e Comportamentos, e processos de Tomada de Decisão, Trabalho Colaborativo e Novos Processos de Trabalho.
PROJETO
BEM-ESTAR ORGANIZACIONAL
O QUE TRABALHAMOS
Bem-Estar Organizacional, Inteligência Emocional, Auto Liderança, Desenvolvimento de Equipas, Cultura Organizacional